Notre Dame D'Afrique

Situada a norte de Argel num promontório a 125 metros de altitude e com vista sobre a cidade de Argel, capital da Argélia.

A sua construção iniciou em 1858 pelo Monsenhor Pavy, que pretendia um santuário segundo o modelo de Fourviére. O seu estilo foi inspirado em referências romanas e bizantinas.

Foi consagrada 14 anos depois (1872) pelo seu sucessor Monsenhor Lavigerie, fundador da Ordem dos Padres Brancos.

Possui a particularidade  de ter, junto ao Altar, uma Virgem Negra.

A Basílica, frequentada desde sempre por cristãos e muçulmanos, recebe 100.000 visitantes anualmente.

Em 2003 foi alvo de destruição considerável devido a um tremor de terra, tendo sido sujeita à  reconstrução em 2007 e inauguração em 2010.

A basílica  contém quarenta e seis vitrais, colocados no sec. XIX pelo mestre vidreiro Guilbert d’Auelle de Avignon. Foram alvo de restauro após a sua destruição no seguimento do bombardeamento de 16 abril de 1943.

Com o tremor de terra de 2003, foi necessário substitui-los de novo, tendo sido necessário recorrer a vidreiros especialistas de Marselha.

Incorpora ainda um orgão que foi doado à basílica pela Srª Weddell em 1930, tendo sido restaurado entre 200 e 2002. Este orgão tem 26 peças e mais de 1500 tubos. Foi construido como orgão para concerto pelo fabricante Cavaillé-Coll com assinatura de Charles Mutim para a residência do Sr. E Srª Weddell.

 

A decoração da basílica inclui ao centro da cúpula sob a estátua da Virgem, uma cerâmica devida a Mohamed Boumehdi (1924-2006), um artista muçulmano. A estátua coroada a ouro está coberta por um manto de veludo azul bordada a fio de prata coberto de ouro realizado por M.Sekkal, mestre de bordados de Tlemcen. A estátua em bronze foi esculpida por Charles Gallien Choiselat (1816-1858), um escultor parisiense.

 

Um grande fresco, ao fundo representa Maria em glória, venerada pelo cardinal Lavigerie, envolta por personagens que evocam o passado cristão do Norte de África .

Abaixo do fresco, encontra-se uma frase inscrita em pedra nas línguas francesa, árabe e berbere :

 « Notre Dame d'Afrique priez pour nous et pour les Musulmans. »

A 30 de abril celebra-se o dia da Notre Dame d’Afrique.

A basílica encontra-se classificada  na lista de bens culturais da Argélia como monumento histórico desde 12 setembro 2012.

 Veja mais imagens na categoria de Arquitetura da nossa galeria de imagens, clicando aqui!.

Fontes de Informação

http://www.neababeloued.fr/divers/notre_dame_d_afrique/

http://fr.wikipedia.org/wiki/Basilique_Notre-Dame_d'Afrique